top of page
Buscar
  • ExpedicaoAymara

Os lugares mais incríveis da Expedição Aymará

Atualizado: 12 de jun. de 2019

Montanhas, lagos, desertos e culturas diferentes serão deslumbradas em nossa aventura


A primeira parada de nossa Expedição será Foz do Iguaçu. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu uma das 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina de Itaipu maior geradora de energia elétrica do mundo e uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. A cidade é rodeada pela a Mata Atlântica e rica em opções de hotéis e turismo.


Corrientes fica as margens do Rio Paraná já do lado Argentino e faz divisa com a Provincia del Chaco próximo a cidade de Resistencia famosa por suas mais de 500 obras de arte ao ar livre. A próxima parada na Argentina será San Salvador de Jujuy capital da província de Jujuy com sua população aproximada de 230.000 habitantes. A cidade fica próxima do cânion de Quebrada de Humahuaca numa região onde montanhas coberta por florestas se encontram com terrenos mais baixos. A cidade é um centro cultural da região e foi fundada em 1539. O material produzido pelas minas de prata em Potosi na Bolívia passavam por lá na era colonial.


De lá, seguiremos para o Chile através do Paso Jama que é uma passagem de montanha através dos Andes entre o Chile e a Argentina, a uma altitude de 4.200 m na fronteira. É a fronteira mais ao norte entre os dois países. O paso é alcançado pela Rota 27 do Chile e pela Rota Nacional 52 na Argentina.


O deserto do Atacama, nossa próxima parada, estende-se do norte do Chile até a fronteira com o Perú e é considerado o deserto mais alto do mundo. Também é o deserto mais seco do mundo pelo fato das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem atingir sua altitude. A maior parte do deserto é composta por terrenos pedregosos, lagos de sal (salinas) e areia e as temperaturas durante o ano variam de 0 (noite) a 40 (dia) graus célsius. Poucas cidades existem no deserto e nosso oásis será San Pedro do Atacama que é um ponto de encontro de viajantes, mochileiros, fotógrafos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros do mundo inteiro. Apesar de ser uma cidade pequena sua vida é agitada com bares e restaurantes.

Uyuni é uma cidade do Departamento de Potosi na Bolívia, dona do famoso Salar de Uyni que é o maior deserto de sal do mundo. Este deserto foi formado por um pedaço de mar que inicialmente ficou entre as montanhas quando ocorreu a colisão das placas tectônicas que geraram a elevação dos Andes. Por este pedaço de mar ter ficado sem abastecimento de água das geleiras, a água evaporou deixando apenas os 12.000 km2 de sal, no entanto, há alguns metros abaixo do salar ainda há água salgada. Em Uyuni ainda há o cemitério de trens e no caminho de volta ao Atacama vamos passar pela Reserva Eduardo Alvora na Ruta das Lagunas.


Ainda há muito mais para conhecer quando inciarmos a parte mais inóspita da nossa expedição: as lagunas existentes no altiplano entre Uyuni e o Atacama palco de edições do Rally Dakar. As principais delas são as Lagunas Blanca e Colorada com seus flamingos em uma região que mais parece uma pintura onde montanhas nevadas são refletidas em lagoas intocadas.


O retorno a Argentina se dá pelo Paso Sico que é a principal passagem pelos Andes entre os dois países. A paisagem inclui lagoas e a transição do deserto para uma área de montanhas com vegetação no lado argentino. No caminho vamos passar por San Antonio de Los Cobre uma pequena cidade nas montanhas com suas particularidades até chegarmos em Salta uma belíssima cidade de onde iniciaremos o nosso retorno.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page